História

Home » Institucional » História
Sede da APM Regional no dia de sua inauguração, em 1968.

Sede da APM Regional no dia de sua inauguração, em 1968.

A Associação Paulista de Medicina de São José dos Campos foi fundada em 24 de fevereiro de 1954, por 35 médicos, a maioria deles tisiologistas que atendiam nos sanatórios para tuberculosos.

O primeiro presidente da entidade foi João Batista de Souza Soares. As primeiras reuniões, palestras e eventos promovidos pela APM São José dos Campos eram realizados no auditório da Faculdade de Direito ou na Santa Casa de Misericórdia.

Em dezembro de 1968, foi inaugurada a Casa do Médico, na Av. São José, sob a presidência de Antonio Mazzuco. O terreno havia sido doado pela Prefeitura Municipal na gestão de Carlos Alberto Martins na APM e os recursos para a construção da sede vieram do Departamento Previdenciário da APM São Paulo (70%) e das contribuições dos associados de São José dos Campos (30%).

Fachada da Casa do Médico após as reformas. Foto: Mário Lúcio Sapucahy

Fachada da Casa do Médico após as reformas. Foto: Mário Lúcio Sapucahy

Em agosto de 1999, a Casa do Médico foi reformada e ampliada, recebendo novos pisos, telhados e rede elétrica e hidráulica. O estacionamento foi pavimentado e o andar superior recebeu dois banheiros e uma cozinha, transformando-se em um local para eventos culturais, congressos, cursos, palestras e reuniões.

Um painel do artista plástico George Rembrandt Gutlich, de São José dos Campos, doado pelo Serviço de Hematologia do Vale do Paraíba, foi colocado na parede de entrada.

Saiba mais sobre o painel

Em abril de 2001, o auditório da Casa do Médico foi denominado Auditório Dr. Antonio Mazzuco, em homenagem ao médico e ex-presidente da APM Regional em cuja gestão foi construída a sede da entidade.

Fachada da Casa do Médico após a nova pintura, em 2017

Fachada da Casa do Médico após a nova pintura, em 2017

Em outubro de 2017 a Casa do Médico recebeu nova pintura e obras de alteração do portão do estacionamento. Com o objetivo de tornar mais segura a entrada dos veículos na sede da APM Regional, o portão foi deslocado da rua Rui Dória para a via lateral, que dá acesso à avenida Madre Tereza.