APM - São José dos Campos

Home » Dos ares, das águas, dos lugares

Dos ares, das águas, dos lugares

Mural da Casa do Médico

O painel “Dos ares, das águas, dos lugares” é um afresco seco – técnica intermediária entre a pintura mural e o afresco. Sobre uma base de cal e areia, o artista plástico George Rembrandt Gutlich trabalhou com pigmentos à base de água, que penetram na massa, tingindo a parede. A obra, de 16 metros quadrados, é inspirada em livro homônimo de Hipócrates, que aborda a importância e a influência do meio ambiente nas condições de saúde do homem. “Dos ares, das águas, dos lugares” é também uma referência ao Banhado – conhecido pelas suas zonas encharcadas e a constante bruma matinal, e que fica em frente à sede da APM.

Em outubro de 2017, o mural foi restaurado. Embora estivesse bem conservado quanto à integridade dos pigmentos, o painel sofreu ao longo dos anos com ações mecânicas: arranhões, esfolados e pequenas fragmentações esparsas. “Os procedimentos de restauro foram de limpeza, reintegração do suporte em argamassa de cal e areia e anastilose (reconstituição de partes existentes, mas deslocadas, utilizando novos materiais em caso de os originais não estarem disponíveis) da superfície pictórica por retoques e velaturas, que trouxeram de volta a aparência original”, explicou Gutlich.

O artista plástico George Rembrandt Gutlich nasceu em São José dos Campos (SP) em 1968. Bacharel em Pintura, é mestre em Ciências Ambientais, com dissertação “Arcádia Nassoviana. Natureza e Imaginário no Brasil holandês” pela Universidade de Taubaté. É doutor pelo Instituto de Artes da Unicamp, com tese “Teatro da Memória: a eloquência das ruínas na paisagem urbana”. Em 2015, concluiu pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Atualmente, é professor de Gravura em metal no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).

Artista gravador atuante, Gutlich participa de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, trabalhando também na curadoria de projetos e exposições de arte. Mantém, com Fabio Sapede, o Atelier de Arte De Etser, no bairro de Santana, em São José dos Campos.