História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 
Papai Noel e o Juramento de Hipócrates 
“Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas." Fernando Pessoa
 
 

     Pois é, chegou o Natal, época de paz, de amor, de reflexão e de reconciliação.

E é nesta época que também o médico se dedica a reflexões e, na maioria das vezes, preocupações.

     É época de pagar o 13º de sua(s) secretária(s) tanto de consultório como domésticas, pagar matrícula dos filhos na escola, deixar um pouco de “sobra” de caixa para uma previdência privada, gastos com roupas novas, jantares, amigos secretos e comprar presentes para a família.

     Seus rendimentos neste mês se referem a setembro e outubro, portanto não há motivo de preocupação... Pode até fazer umas dívidas... Afinal, no ano que vem, você vai continuar ganhando e dará para pagar as contas da festa.

     Ledo engano meu caro colega. Ano que vem tem ISS, IPTU e IPVA logo nos primeiros dias do ano.

     Porque estes gastos estão concentrados nesta época? Porque a maioria dos brasileiros recebe 13º salário, e alguns até férias e 1/3 de gratificação de férias, um bom e esperado reforço.

     E você médico?

     Tá querendo demais não é? Você é único, você é o máximo, você não faz parte da “maioria dos brasileiros”. E prepare-se, este ano o Natal e o Ano Novo estão no meio da semana, ou seja, duas semanas sem renda no consultório. Você pode até marcar consulta, mas espere que as faltas sejam mais de 50%.

     Outro dia numa reunião com um médico engravatado, destes que fizeram “pós” e que recebem 13º salário, férias remuneradas, participação nos lucros das empresas onde você colega trabalha, eu lhe disse que nossos honorários cirúrgicos estão congelados há mais de 10 anos e qual seria a sugestão dele, “expert” em negócios médicos, para resolver os meus problemas financeiros. Perguntei claramente se ele, se continuasse cirurgião, atenderia por honorários absolutamente defasados. Sua resposta me surpreendeu: Você fez um juramento, colega!

     Cheguei em casa arrasado. Li e reli o Juramento de Hipócrates e nada encontrei sobre trabalhar de graça, trabalhar sub-remunerado com honorários congelados há anos.

     Li sim que “Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

     Daí me surgiu uma idéia genial, que nesta época, - tem gente que acredita em Papai Noel -, eu gostaria de dividir com você meu colega de profissão. Como nosso juramento fala em “gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens” proponho um cartão de crédito especial para os médicos que trabalham bem e com estes honorários ridículos que nos pagam. Quando fôssemos ao supermercado, à escola dos filhos, às lojas de presentes, aos advogados – você conhece algum que faz consulta a 28,00 reais? – apresentaríamos nosso cartão especial do Juramento de Hipócrates com a frase: Conceda-se a este ilustre salvador de vidas um crédito especial. Ele merece a honra. Ele merece a vida feliz. Ele não pensa em dinheiro, não é mercenário, portanto, nada deve ser lhe cobrado neste ato!

     Neste Cartão de Hipócrates está sua foto e, para dar credibilidade, a foto do Papai Noel. 
 

Sérgio dos Passos Ramos

Médico e Diretor de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina – Regional São José dos Campos 
 

 
 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016