História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 
Estou de volta pro meu aconchego

 

Esta composição de Dominguinhos e Nando Cordel, imortalizada na voz sensual de Elba Ramalho, descreve a minha despedida da Diretoria de Defesa Profissional da APM. De fato, após 3 anos, eu quero um sorriso sincero, um abraço, para a paz que eu gosto de ter. Quando o Lauro me convidou, disse a ele o que eu pensava da APM como um clubinho de médicos que fazia um baile por ano e o que pretendia da defesa profissional. Após 3 anos descobri que a APM é muito mais que um clubinho e me orgulho do que fizemos na defesa profissional. Digo fizemos, porque na verdade meu trabalho foi de equipe. De alguma maneira toda a diretoria participou, principalmente o próprio Lauro. Rimos, portanto, quando dizem que eu fui afastado de uma posição que estava incomodando. Sei que vai ter colegas e administradores que vão dormir melhor sem o incômodo dos meus artigos. Sei também que estes meus artigos nunca defenderam uma posição política, um grupo, nem o meu próprio. Apenas e, primordialmente, defenderam os médicos. E constato que, de fato, não há na estrutura do movimento médico brasileiro quem tenha como objetivo a defesa do médico. Sociedades de especialidades, fui presidente da minha, defendem o aprimoramento científico. Conselhos defendem a Medicina, os pacientes, a sociedade, mas em relação aos médicos ainda são mais punitivos que defensores. E a APM, AMB, são sociedades cuja representatividade na classe é baixa. Em nossa cidade os sócios são a minoria dos médicos. Como, então, falar em nome deles? Restou-me então nestes três anos escrever. Analisar com bom humor o cotidiano das nossas relações com o governo, com os auditores que também são médicos, com os planos de saúde, com os pacientes.

Ainda estou procurando onde colocar o carimbo. Mas tenho certeza que eu e meus colegas, agora, já sabemos onde queremos colocar. O artigo do carimbo, as citações que podemos escolher, passaram a ser uma nota alegre de pausa na nossa intensa profissão diária. Pausa para rir, para refletir. A verdade é que o Jornal do Médico passou a ser cada vez mais lido, esperado, comentado e, às vezes até odiado.

Outra coisa que fizemos foi divulgar o valor da consulta médica. A lei brasileira proíbe que anunciemos produtos e serviços em qualquer moeda que não seja o Real. Porque então a moeda do médico chama CH? Lembro que logo no início do mandato desta diretoria um colega reclamou contra a divulgação dos valores em reais das consultas neste Jornal. A verdade é que nestes três anos tivemos o prazer de verificar que estes valores, que continuamos publicando, tiveram aumentos expressivos. No ano passado, na campanha Congelamento Nunca Mais, houve ganho real no valor das consultas junto à Unimed, Policlin e Vale Saúde. O Grupo São José ficou de fora. É direito deles, mas sua posição mereceu editorial do nosso Presidente. E pelo menos estes valores passaram a ser públicos.

Estão nas salas de espera dos consultórios, estão na Internet. Hoje um cidadão de São José dos Campos sabe quanto seu médico recebe da sua operadora. Isto é clareza, transparência, ética. Publicar significa tornar público e foi isto que fizemos. Sabemos que operadoras e também médicos preferiam que nossas mazelas não fossem tão expostas. Mas câncer é câncer e quanto mais cedo ele aparece mais efetivo será seu tratamento.

Desculpem-me os colegas que não se sentiram bem com meus artigos. Não me considerem inimigo, pois não o sou. Afinal, após 37 anos de Medicina, o que eu gostaria seria mergulhar na felicidade sem fim da música cantada por Elba Ramalho e que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens, como prometia Hipócrates há mais de 2.000 anos.

 

Dr. Sérgio dos Passos Ramos

Diretor de Defesa Profissional

APM Regional SJCampos

 
 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016