Notícias

Home » Notícias » Destaques » Ficar em casa

30/04/2020

Ficar em casa

Respeitando as diferentes opiniões, vou me colocar, baseando-me na opinião da maior parte da comunidade científica do mundo, a par das experiências de países que passam por esta terrível e avassaladora crise – pandemia da Covid-19 (novo coronavírus).

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que esse debate não deve ser político, mas sim pautado principalmente em dados científicos. Que fique bem claro, o vírus não tem partido.

Estudos e experiência de MUITOS países mostram ser o ISOLAMENTO SOCIAL a melhor estratégia no momento, fundamentalmente no “início” (como no Brasil).

Por quê?

Ora, a transmissibilidade do vírus é muito alta.

Quanto mais pessoas circularem, mais serão os infectados!!!

Muitos irão se curar, mas muitos irão ter complicações e precisarão de UTIs, respiradores, caso contrário morrerão por insuficiência respiratória.

O Brasil tem número limitado de vagas de UTIs, que em grande parte já estão ocupadas com pacientes com AVC, infartados, outras doenças graves!!!

Esses leitos de UTIs ocupados não serão liberados para tratar outros casos de infectados pelo coronavírus.

Temos um número muito limitado de vagas de UTIs, com a possível demanda que ainda se apresentará.

Como na Itália, muitos mais morrerão, sem assistência.

Nosso sistema de saúde não suportará e a tragédia está em andamento!

A proposição de isolamento vertical é ERRADA.

O correto é manter isolamento horizontal, ou seja, somente os serviços essenciais devem se manter abertos. O crescimento de casos infectados é EXPONENCIAL!!!

Todos estamos preocupados com a economia. A preocupação econômica é legítima. É importante que o país não pare, mas temos que esperar um pouco mais para sairmos de casa.

O que acontecerá se todos voltarem às atividades?

Aumentará exponencialmente o número de infectados e como decorrência, o número de casos graves. O sistema de saúde vai colapsar. MAIS PESSOAS VÃO MORRER E TODOS OS DEMAIS PRECISARÃO FICAR ISOLADOS NOVAMENTE.

 O MELHOR agora, volto a dizer, é ficar em casa.

Gostaria de estar errado. Gostaria que a comunidade científica internacional (infectologistas, epidemiologistas e outros) estivessem errados.

Precisamos de união e de um direcionamento neste momento tão difícil.

São José dos Campos, 27 de março de 2020

David Alves de Souza Lima, presidente da APM Regional SJCampos

Confira todas