Notícias

Home » Notícias » Destaque Principal » APM acompanha visita a unidades de saúde mental

17/06/2018

APM acompanha visita a unidades de saúde mental

O presidente da APM SJCampos, David Alves de Souza Lima, integra o grupo de trabalho visando contribuir com melhorias para a área de saúde mental

O presidente da APM São José dos Campos, David Alves de Souza Lima, integrou o grupo que visitou unidades públicas de saúde mental da cidade no dia 14 de junho. A vistoria faz parte de um estudo do Legislativo Municipal que tem como objetivo identificar as necessidades do atendimento à saúde mental do município.

Estiveram presentes os vereadores Dr. Elton (MDB), Dulce Rita (PSDB) e Fernando Petiti (MDB). Também acompanharam a visita o promotor de Justiça de Saúde Pública e Consumidor, Fernando Belaz; a chefe da Divisão de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Polyanna Fraga, além de representantes de ONGs e assistentes sociais da prefeitura.

A comitiva visitou o Centro de Atenção Psicosocial – Caps Infantil, localizado no bairro Jardim Jussara. A unidade é a única do município que oferece atendimento diário a crianças e adolescentes com transtorno mental e precisam de acompanhamento multidisciplinar, como terapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo. O atendimento vai desde crianças que sofrem algum transtorno emocional, até vítimas de violência ou abuso sexual, casos graves de autismo e tentativa de suicídio.

Em seguida, o grupo seguiu para o Hospital Francisca Júlia, responsável por internações e casos mais graves de transtornos mentais, normalmente encaminhados pelas unidades do Caps Adulto ou pela UPA de Saúde Mental. No local, a comitiva percorreu a área externa de lazer, os dormitórios, a farmácia e a horta em que os pacientes realizam as atividades.

A UPA de Saúde Mental, no Jardim Satélite, foi o último lugar visitado. Ali são atendidas as emergências psiquiátricas do município, como surtos e pessoas que acabaram de tentar suicídio.

O mapeamento servirá de base para a elaboração de um plano de atendimento na área que será apresentado à Prefeitura, na tentativa de transformar a cidade em referência nesta especialidade.

 

Confira todas