Notícias

Home » Notícias » Destaques » Parabéns aos formandos!

06/06/2023

Parabéns aos formandos!

São José dos Campos, teve a sua fundação em 27 de julho de 1767,  quando o ouvidor e corregedor Salvador Pereira da Silva criou a Vila Nova de São José, depois Vila de São José do Sul e, mais tarde, Vila de São José do Paraíba, que em 22 de abril de 1864 foi elevada à categoria de cidade. Em 4 de abril de 1871, mudou-se a denominação de Vila Nova de São José para São José dos Campos, que passou para Comarca de São José dos Campos pela lei provincial número 46, de 6 de abril de 1872.

Mais tarde, já no século XX, foi instalado em SJC o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O ITA foi fundado em 16 de janeiro de 1950 e formou a sua primeira turma em dezembro desse mesmo ano, com alunos egressos da Escola Técnica do Exército (atual Instituto Militar de Engenharia, o IME).

Posteriormente, por volta de 1954, foi criada a Faculdade de Odontologia de São José dos Campos (posteriormente agregada à Unesp), a qual iniciou as suas atividades de graduação em 28 de março de 1960, formando a sua primeira turma em 1963.

Mas por que falar sobre isso? Afinal, somos uma associação formada somente por médicos e não engenheiros ou dentistas. E por que não falamos de faculdade de medicina em nossa cidade?

Pois então, em 2017, século XXI!, a primeira faculdade de medicina de SJC iniciou suas atividades de graduação, mais precisamente em 26 de junho de 2017. Agora, em 28 de junho de 2023, será realizada a solenidade de formatura da primeira turma de médicos graduados em nossa cidade. Ou seja, 73 anos após o ITA formar sua primeira turma e 60 anos após a Faculdade de Odontologia de SJC graduar seus primeiros alunos, veremos colegas médicos que tiveram todo seu aprendizado em nossa cidade se juntarem a nós, médicos de São José dos Campos.

A Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – Humanitas, desde o ano de 2012, vinha através de seu grupo gestor investindo nas suas instalações físicas em uma área de 15.000 metros quadrados (onde era a antiga Tecnasa), com uma área construída de quase 7.100 metros quadrados.  Em 2013, a Humanitas já iniciava a capacitação de seus futuros docentes, mas entraves “burocráticos” só permitiram que o MEC autorizasse o primeiro vestibular para graduação em Medicina em 11 de junho de 2017. Parece que em São José dos Campos tudo é mais difícil e, após cinco anos de longa espera, a FCMSJC – Humanitas iniciou seu novo ciclo recebendo em 26 de junho de 2017 a única parte que estava faltando: os alunos.

Como é que pode, uma cidade como São José dos Campos, sobejamente conhecida em nosso país e até mesmo no exterior como um polo tecnológico e industrial de excelência só viesse a ter sua primeira faculdade de medicina em 2017.

A APM de São José dos Campos deseja a todos os novos colegas que estarão se formando, que levem e elevem o nome de nossa cidade em todos os locais pelos quais passarem.

Felicidades, sucesso e que todos realizem uma medicina de qualidade, onde estiverem!

E não se esqueçam do associativismo médico: “Juntos somos mais fortes!”

Othon Mercadante Becker

Presidente

APM SJCampos

Confira todas