Notícias

Home » Notícias » Destaques » Dia do Médico

15/10/2022

Dia do Médico

Dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico, data escolhida em homenagem a São Lucas, que dentro da tradição católica é o santo padroeiro da Medicina.

A Medicina, sem dúvida alguma, vem a ser uma das áreas de conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Mas, além de toda a responsabilidade ao redor da profissão, constata-se que a falta de recursos e a fasta de estrutura no sistema de saúde muitas vezes faz com quem o médico não consiga desempenhar da maneira mais adequada o seu papel, dessa maneira criando insatisfações a si próprio e aos pacientes que utilizam esses serviços de saúde.

Essa é uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação.

Os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 não conseguiram vencer os ideais, o profissionalismo e a índole dos médicos. Desde o seu início, os colegas estiveram na linha de frente dessa guerra, vencendo seus próprios temores (e de seus familiares) e jamais abandonaram seus pacientes. A despeito de todas essas dificuldades apresentadas aos mais de 450.000 médicos que cuidam da saúde dos brasileiros, somos um dos profissionais mais admirados pela população. Várias pesquisas evidenciam esse fato, elegendo os médicos como um dos profissionais mais confiáveis em todo o Brasil. De fato, no contato diuturno com os pacientes, seus familiares e toda a comunidade que nos cerca, temos essa percepção. E, mesmo com todas as dificuldades, na escolha de uma profissão, o curso de Medicina continua sendo um (ou o mais) disputado há vários anos.

A Associação Paulista de Medicina, através de sua Regional de São José dos Campos, se dirige a todos os colegas médicos para agradecer o esforço que cada um desempenhou, a seu modo, para conseguir atenuar o impacto terrível gerado pela pandemia sobre a população de nossa cidade e toda a região valeparaibana.

Tenho certeza de que mesmo nesses tempos difíceis que estamos vivendo, todos os colegas médicos possuem muita clareza sobre essa história que estamos escrevendo e o futuro que estamos construindo.

Finalizando, aproveito para fazer um convite. Voltaremos a ter, este ano, após dois anos de ausência devido à pandemia, o nosso Baile do Médico (presencial!!!), que será no próximo dia 5 de novembro, a partir das 21h, no salão de festas do Clube Santa Rita. Com o tema “Uma noite em Las Vegas”, estamos preparando com muito carinho e dedicação essa festa que promete superar ainda mais os nossos eventos anteriores. Várias surpresas estarão esperando por vocês e, além de comemorarmos o Dia do Médico, já antecipamos um pouco as comemorações de fim de ano.

Merecemos uma grande festa!

Othon Mercadante Becker

Presidente

APM SJCampos

Confira todas