Notícias

Home » Notícias » Destaques » Artigo: Médicos, mas antes de tudo, cidadãos brasileiros

30/09/2022

Artigo: Médicos, mas antes de tudo, cidadãos brasileiros

Teremos no próximo dia 2 de outubro eleições para a escolha de nossos representantes dos poderes Executivo e Legislativo, tanto em nível  federal como estadual, e que irão comandar nossos destinos nos próximos quatro anos.
Através desse Editorial, que a mim é confiado pela Diretoria da nossa Regional da APM de São José dos Campos, gostaria de conclamar todos os nossos colegas e seus familiares, para que reservem uma parcela de seu tempo a fim de analisarem e conhecerem as propostas dos candidatos.

Vamos deixar de lado as fake news, a guerra travada entre os candidatos, e direcionar nossa energia para estudarmos as diferentes propostas apresentadas e cobrar dos que pretendem assumir esses cargos públicos o que farão, se eleitos. Temos que deixar claro a esses candidatos o que esperamos deles e que iremos cobrar o cumprimento de suas propostas.

Nós, médicos, atuamos em uma área com um cenário que podemos considerar desesperador. Confirmando dados do Ministério da Saúde, o seu orçamento apresentou uma redução de 20% de 2021 para 2022, o que sem dúvida vem afetar de maneira direta o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), em que pese os gastos excessivos ocorridos na pandemia. Isso criou uma demanda reprimida de exames, atendimentos médicos, procedimentos cirúrgicos diversos, para ser absorvida por uma estrutura que já se mostrava totalmente ineficiente para atender nossa população, em condições normais.

É evidente que não se precisa mostrar aos colegas médicos as consequências nefastas que vivenciamos atualmente, não só no serviço público de saúde, como também em nossos consultórios e hospitais.

Não obstante o nosso serviço público de saúde em São José dos Campos ser diferenciado em relação à grande maioria dos municípios de nosso país, muita coisa tem que ser melhorada.

Dessa maneira, convido os nossos colegas que reflitam sobre tudo isso e que escolham candidatos que estejam comprometidos com as propostas de melhorias na área da saúde de nossa região. Candidatos que sejam de nossa cidade, a quem poderemos fazer sugestões e cobranças, futuramente.

Esperamos por mudanças e também por valorização da nossa classe médica, plano de carreira para os médicos do serviço público, proibição da abertura de novas faculdades de medicina e melhoria das condições de ensino das já existentes; pela obrigatoriedade do Revalida para médicos formados fora de nosso país, e muitas coisas mais…

E, por fim, não deixemos de exercer a nossa cidadania no próximo dia 2 de outubro.

Othon Mercadante Becker

Presidente

APM SJCampos

Confira todas