Notícias

Home » Notícias » Destaques » Verdades e mitos sobre Raquianestesia

04/02/2020

Verdades e mitos sobre Raquianestesia

Verdades e mitos sobre a Raquianestesia

Raquianestesia é uma anestesia regional, onde apenas uma parte do corpo é anestesiada, que pode ou não ser acompanhada de sedação. É aplicada nas costas para cirurgias da parte inferior do corpo, normalmente do peito para baixo, ficando o paciente alguns minutos ou horas sem sentir a região anestesiada.

A duração da anestesia é variável, pois depende da quantidade de anestésico usado e das condições físicas do paciente.

A chance de um paciente morrer ou de acontecer alguma complicação grave por conta de um procedimento anestésico é de 1 para cada 50.000 a 100.000 cirurgias.

A anestesia, assim como qualquer procedimento médico, tem seus riscos associados, porém o anestesiologista estará sempre ao lado do paciente para tratar qualquer intercorrência.

Não existe teste para saber se o paciente é alérgico à anestesia. A taxa de anafilaxia de anestésico é muito baixa. Quando isso ocorre, rapidamente é detectado e pode ser revertido pela equipe médica.

Anestesia não dá queda de cabelo. Devido ao stress de uma cirurgia, a oferta de nutrientes ao couro cabeludo pode ficar deficiente, gerando queda de cabelo. Descartar a hipótese de outras doenças e garantir um bom aporte nutricional é essencial no tratamento desse tipo de perda de fios.

A cefaleia pós-raquianestesia pode acontecer. O que previne a dor de cabeça é o uso de agulhas de fino calibre e pontas não cortantes. Com essas agulhas, a incidência de cefaleia é muito baixa. É um mito a tese de que elevar a cabeça após a raquianestesia causa cefaleia.

Renata Lúcia Calado Souza Lima

Médica anestesiologista

1ª Diretora Social

APM SJCampos

Confira todas