História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 
Presidente da APM SP visita São José  

     A saúde pública brasileira está agonizante. A notícia não é novidade, nem para quem utiliza os serviços, muito menos para os profissionais da área médica. Porém, são fundamentais a união e conscientização da sociedade para que o movimento por medidas urgentes e efetivas se fortaleça e sensibilize governantes e legisladores.

     Nesse sentido, o trabalho do presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Machado Curi, tem sido incansável. A entidade tem se feito presente e marcado posição em todas as ações e eventos que irão interferir positiva ou negativamente nos rumos da saúde.

     No dia 25 de abril, Curi abriu espaço em sua agenda para participar da Reunião Distrital de São José dos Campos, ocasião em que a APM Regional comemorou o 10º aniversário do programa de rádio Bom Dia Saúde, comandado pelo jornalista Roberto Wagner de Almeida (veja texto ).

     Na oportunidade, concedeu entrevista ao Jornal do Médico. Veja abaixo os principais trechos: 
 

PAC da Saúde  
 

      “O PAC da Saúde foi uma decepção nacional, pois o governo sabia que a CPMF estava com os dias contados e elaborou o programa todo vinculado a esse imposto”. 
 

Investimentos 
 

      “O Brasil gasta um real por dia por paciente. Os Estados Unidos gastam 34 reais. Nos demais países da América do Sul, o investimento é pelo menos 50% maior do que no Brasil, podendo chegar até ao dobro”. 
 

Caos 
 

      “Com a municipalização da saúde, a distribuição financeira está assim estruturada: 15% dos recursos provêm da arrecadação municipal; 12% do estado e apenas 8% da arrecadação federal, dos quais somente cerca de 6% efetivamente são repassados. Esse percentual deveria subir para, no mínimo 10% para impedir o caos iminente. A disseminação da dengue, a falência em cadeia dos hospitais filantrópicos e as péssimas condições dos hospitais universitários são sérios indicadores da gravidade do problema”. 
 

O preço do descaso 
 

      “A Constituição brasileira assegura a saúde integral aos cidadãos. Então, o paciente que se vê privado desse direito constitucional entra na Justiça contra o governo e ganha. Cerca de 30% do orçamento do Estado de São Paulo hoje é gasto em pagamento de ações judiciais. Seguindo o modelo de uma iniciativa pioneira, da Regional de São José dos Campos, a APM realizou parceria com a Escola Estadual de Magistratura, para a realização de cursos de treinamento e especialização para médicos peritos. A idéia é formar um cadastro de especialistas que os juízes possam consultar, quando do encaminhamento dos processos movidos na área da saúde”. 
 

EC 29 
 

      “Temos feito um esforço enorme de convencimento da Câmara dos Deputados e do Senado, para que aprovem a regulamentação da Emenda 29 que, além de prever mais recursos para a saúde, garantirá que esses recursos realmente fiquem na saúde. É lamentável que tenhamos que fazer uma lei obrigando essa vinculação, que deveria ser naturalmente obedecida”. 
 

 
 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016