História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 

APM São José dos Campos participou de Fórum Nacional e Sudeste pró-SUS neste 28 e 29 de maio.

A Diretoria da APM São José dos Campos esteve presente no Fórum, representada pelos Drs. Lauro Mascarenhas Pinto, Presidente, Silvana Morandini, Diretora Regional e Sérgio dos Passos Ramos, Vice-Presidente.


Da esq. p/a dir: Jorge Machado Curi (APM), Cid Célio Carvalhaes (Simesp), José Gomes Temporão, Henrique Carlos e Renato Azevedo 

“Os médicos têm papel central na construção do cenário que viabiliza o Sistema Único de Saúde. Sem eles, não é possível fazer política de saúde”, afirmou o ministro da Saúde e médico sanitarista José Gomes Temporão, durante o Fórum Nacional e Sudeste em Defesa do Trabalho Médico no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado em 28 de maio, no Braston Hotel, em São Paulo.

O ministro defendeu a representatividade médica no Conselho Nacional de Saúde e reconheceu que os profissionais não contam com as condições essenciais para a adequada prestação de serviços à população, incluindo remuneração, vínculos e plano de carreira. Ele se declarou aberto às sugestões e contribuições dos médicos para o SUS, estratégia central de inclusão social no país.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Eduardo Santana, apresentou as diretrizes e os principais avanços da proposta de plano de carreira, cargos e salários (PCCS), elaborada pelas entidades médicas nacionais. O documento será lançado oficialmente na próxima semana, no Rio de Janeiro, e servirá de base para as negociações entre médicos e gestores.

Durante o Fórum, foi comemorado o parecer favorável da Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados para o projeto de lei 3734/08. Se a proposição for aprovada por outras comissões, pelo Senado e receber sanção do presidente da República, o salário mínimo dos médicos no setor privado será fixado em R$ 7 mil para 20 horas semanais. 

Foram lembradas as recentes conquistas dos médicos no sistema de saúde suplementar, como a adoção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos como referencial para codificação e nomenclatura. Também foi defendido o reajuste da tabela do SUS.


A Diretoria da APM São José dos Campos esteve presente no Fórum, representada pelos Drs. Lauro Mascarenhas Pinto, Presidente, Silvana Morandini, Diretora Regional e Sérgio dos Passos Ramos, Vice-Presidente.

 

 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016