História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 

ENTREVISTA

 

Missão cumprida

 

Na pessoa do colega Lauro Mascarenhas Pinto, a APM São José dos Campos agradece a toda a Diretoria do triênio 2008-2011, pela dedicação e serviços prestados à classe médica de nossa cidade. Veja abaixo entrevista ao Jornal do Médico:

 

Seis anos à frente da APM São José dos Campos. Muito? Pouco? O que o achou desta experiência?

 

Seis anos é bastante tempo! Acho que toda entidade associativa deve ter seus presidentes renovados após no máximo dois mandatos, para que a entidade não tenha "dono", para que se renove, tenha sangue novo, ideias novas e quem se importe em sempre querer melhorar a entidade.


Qual foi a melhor realização de sua gestão? Qual a sua maior frustração?

Não tive uma grande realização, mas várias pequenas e importantes. Tivemos muitas reuniões de informação ao público leigo na Casa do Médico - foram 10 por ano. Conseguimos uma união maior da classe para a defesa profissional - as entidades nunca estiveram tão unidas e as especialidades começam a se organizar mais, o que era uma luta nossa há muitos anos. O número de sócios aumentou; a nossa parte social, tanto na ajuda às crianças das creches, como nas comemorações, e o nosso Baile do Médico também vão muito bem. A educação médica continuada não para, tivemos vários cursos e já temos mais agendados, enfim é uma grande somatória que tomaria muito espaço e ninguém iria ficar lendo (risos). A maior frustração, é apesar de todo o nosso esforço, não termos conseguido ainda uma melhor remuneração para a classe, que está defasada, mas a luta continua e com maior união das entidades e dos médicos, ela vai chegar.

 

São mais de 3.300 médicos em São José dos Campos.  Uma minoria é sócia da APM. Qual a causa desta pouca aderência?

 

A participação em termos de percentual é realmente baixa, os médicos infelizmente não sabem tudo o que a APM pode fazer por eles e não querem saber. Não lêem os jornais, revistas, boletins informativos, e-mails etc, mas está em acordo com a maioria das associações de outras categorias que mantêm mais ou menos a mesma proporção de sócios.

 

O valor da mensalidade é alto?

 

Não, a nossa mensalidade em termos de associações é uma das mais baixas, o suficiente para mantermos a casa e com dificuldades, às vezes. O problema é querer conhecer e participar. O médico acha que não tem tempo, pois trabalha muito, o que é verdade, mas quem quer, consegue sempre um tempinho.


Uma das reclamações dos sócios é que na APM São Paulo há inúmeros benefícios para os sócios, os quais não se repetem nas regionais. Como ampliar o alcance desses benefícios?

 

Os benefícios que a APM tem em SP são extensivos a todos os sócios e, dependendo do tamanho e da distância da regional, eles vão se adequando conforme a necessidade e a viabilidade de cada um. Alguns, por exemplo, não se enquadram em cidades que têm o Poupa Tempo, pois ficariam mais caros e mais demorados.


Sabemos que durante sua gestão houve um grande aumento do número de sócios novos. A que atribui esse crescimento?

 

O crescimento do número de sócios em minha gestão deveu-se a uma maior credibilidade que a APM veio conquistando durante várias gestões comprometidas com a valorização dos médicos e um melhor relacionamento entre todos nos últimos anos.


O sr. recebeu uma “promoção”. Agora será diretor distrital da APM estadual. Como estão as APMs no Vale do Paraíba, litoral e região serrana? Quais seus planos para essa nova função?

 

Sim, estou assumindo o lugar que era da Dra. Silvana Morandini, o de diretor distrital da região 3. Vou ser responsável pelas APMs do Vale, litoral norte e região serrana. A Regional de Campos de Jordão começou no dia 5/10, e eles estão bem motivados. Vou visitar todas, ver suas necessidades, dar apoio, levar mais cursos e tentar fazer com que também fiquem motivadas e progridam.

 

Jacareí faz parte da APM de São José dos Campos, mas tem uma sociedade médica própria que não é ligada à APM. Algum plano para sua emancipação e aderência à entidade estadual?

 

Estamos conversando com um grupo de colegas de Jacareí que está se programando para fazer parte da APM. Já fizemos uma reunião e eles ficaram de ver a parte legal para poder passar a integrar APM. 


O sr. é casado, pai de dois filhos. Foi muito difícil para eles ter que dividir o pai com a APM (já tendo que dividir como os pacientes)?

 

Graças a Deus, tenho uma família maravilhosa, tanto a minha esposa, Rita, como meus filhos, Laura e Guilherme, sempre me deram apoio irrestrito, às vezes quando estava muito cansado eles é que me davam forças para não deixar de participar.

 

Que mensagem deixaria para o seu sucessor?

 

O Sérgio foi meu vice-presidente e tem um bom conhecimento da casa. Deixo para ele os meus parabéns, desejo muito sucesso e que ele tenha sempre muita paciência. 

 
 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016