História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 
Editorial  
 

Pensar coletivamente 
 

     Janeiro já terminou e este ano está prometendo muitas coisas boas. Começamos com a inauguração do Instituto do Coração da Santa Casa de São José dos Campos, instituto este com moderna aparelhagem de hemodinâmica, medicina de imagem e outros, que além de darem suporte para a cardiologia também vão facilitar muito a neurologia, hepatologia, nefro e muitas especialidades, dando mais segurança e conforto para os pacientes e médicos de nossa cidade. Este instituto foi obra de muito empenho de vários médicos e da administração da Santa Casa e contou com a ajuda de deputados da Frente Parlamentar da Saúde do Estado de São Paulo. Parabéns a todos eles.

     O Carnaval também já passou e espero que, além de preparar suas fantasias, suas viagens, planos, ou mesmo suas camas para descansar, os colegas tenham aproveitado esses dias de menor stress para fazerem também uma reflexão: nós da APM, assim como AMB, desejamos já há muito tempo que o médico se ajude, pense mais coletivamente, se dê oportunidades de luta com mais poder, como vemos que várias classes que se uniram conseguiram.

     Para isto, o que proponho hoje é o seguinte: pensem em todos os médicos que vocês conhecem, analise-os, vejam o seu potencial de engajamento em lutas por ideais sociais, de saúde publica e principalmente pela causa do médico em si. Vamos fugir dos lobbies de sempre de algumas seguradoras, medicinas de grupo e outros que já se uniram só para tirar vantagens do médico.

     Quem se lembrar de um ou mais nomes de peso, nós gostaríamos de analisá-los e depois, se possível, organizarmos uma maneira de apoiar candidatos médicos à nossa Câmara Municipal, para que possamos ter uma representatividade médica que defenda a população e os médicos de abusos.

     Gostaria ainda de relatar que de todos os planos de saúde regionais importantes que nós procuramos em agosto último concederam certo aumento nas consultas médicas e ficaram de analisar outros itens para posterior contato. O único que não nos deu nem resposta mostrando total indiferença para com os médicos foi o Grupo São José. Espero que tenha sido um lapso de administração e que eles ainda tenham algo a nos falar.

     Lauro Mascarenhas Pinto

     Presidente da APM Regional  

 
 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016