História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 

Deu? Não deu! 
 

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”

Albert Einstein 
 

     Este ano a APM inovou. Uma de nossas atividades mais vistosas é o Baile do Médico, em outubro. Uma das mais penosas é negociar com os planos de saúde os valores de honorários médicos. Há outras, menos visíveis, mas não menos nobres. Hoje, onde pudermos estar para representar, defender, unir os médicos, estamos.

     Foi por isto que surgiu a idéia de “Congelamento nunca mais”. No mês dos médicos, solicitamos reuniões pessoais com diretores dos quatro planos de saúde estabelecidos em São José dos Campos. Nosso recado foi claro, somos a favor da CBHPM que para nós é a única maneira ética de remuneração dos serviços médicos. Mas propúnhamos para o mês de outubro um reajuste dos honorários dentro das atuais tabelas. Não pedimos índices, apesar de termos direitos legais e contratuais a eles. Pedimos um aceno de boa vontade com os médicos. Estes mesmos médicos, sem os quais, não há plano de saúde.

     Fomos recebidos por três, todos médicos, colegas, que nos ouviram com atenção. Um dos planos nem sequer respondeu aos nossos insistentes convites.

     Já perto do baile ficamos preocupados. Chegava o momento final e nenhuma resposta. Nossa idéia era de que o baile não fosse apenas uma festa social, aliás, belíssima, mas um marco na nossa atividade. Após o baile, nós, médicos, voltamos aos nossos consultórios, onde fazemos bem, muito bem, o que sabemos fazer: Medicina. Tão bem, que somos nós que vocês, planos de saúde, vendem tão bem. E têm lucro!

     Ao final desta campanha, o muito obrigado dos médicos de São José dos Campos à Unimed que nos comunicou um aumento de 18% nos valores da consulta em consultório, elevando a consulta bonificada para 42,00. Nosso muito obrigado ao Grupo Policlin que nos comunicou o aumento do valor da consulta em consultório em 10%. Com estes valores o Policlin passa a ter sua consulta dentro da banda prevista pela CBHPM.

     Nosso muito obrigado ao Grupo São José que nos ouviu. Continuamos esperando que vocês dêem aos médicos que compõem o seu quadro um aumento nos valores das consultas.

     Em relação ao Vale Saúde, nome fantasia do Plano da Irmandade Santa Casa de Misericórdia São José dos Campos, lamentamos que nosso colega diretor médico não nos tenha recebido. A Santa Casa é um dos berços da Medicina em nossa cidade e seu distanciamento dos médicos é uma pena.

     Lembramos uma das frases já impressas neste espaço:

     Não há planos de saúde, nem hospitais, sem médicos e somente nós sabemos e podemos fazer o que fazemos: Medicina.

     É um absurdo que, dentro do sistema capitalista, nós sejamos considerados como o fornecedor fácil e sem valor de nossos serviços.

     É inadmissível que os honorários médicos estejam e continuem congelados.

     Os médicos de São José dos Campos lamentam. 
 

A Diretoria da APM 

Leia também Editorial Novembro 2007 Um pouco de respeito

Grupo São José mostra total indiferença para com os médicos

Arquivo Artigos Medicos APM Regional Sao Jose dos Campos
 

 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016