História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

 

 
Congelamento, nunca mais? 
 

"O Homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde." Provérbio chinês 
 

     A partir de 1º de agosto, Bradesco e Sul América anunciaram reajustes generosos em suas tabelas de valores de consultas e procedimentos. A partir desta data os valores passam a ser maiores que os da CBHPM. Como grandes corporações devem saber o que estão fazendo, seguramente não estão perdendo dinheiro, já que dinheiro é o negócio deles.

     Isto nos faz voltar os olhos para os “planos de saúde” locais. Desde a memorável campanha pela CBHPM magistralmente dirigida pela Dra. Silvana Morandini, que hoje é nossa diretora distrital, que Policlin, Clínica São José e Vale Saúde não falam em aumento do valor da consulta. Por quê?

     Será que estes planos não ganham dinheiro? Será que só conseguem aumentar o valor dos honorários sob pressão de greves e paralisações? Será que teremos que chamar novamente a Dra. Silvana para dirigir assembléias na Casa do Médico?

     Uma pergunta sincera aos dirigentes destes planos: Existe algo neste Brasil cujo valor esteja congelado? Será que nós, médicos, não estamos atendendo bem os seus pacientes? Se estamos porque da suas indiferenças em relação a nós?

     Um parágrafo especial em relação à Unimed. O valor de sua consulta base é o menor de São José dos Campos. Criou a consulta bonificada e paga um pouco melhor a consulta de intercâmbio, mas o valor da consulta base e da de intercâmbio ainda é o menor da cidade, talvez um dos menores do Brasil. E as mudanças introduzidas no cálculo da consulta bonificada devem diminuir muito esta remuneração extra, além do CH para cirurgias ser o menor da cidade mesmo com bonificação.

     O título deste artigo é a base nas nossas reflexões.

     Nós médicos não podemos concordar que nossos vencimentos sejam congelados. Esta tem sido a tônica dos planos de saúde locais, mas não pode continuar.

A APM procurará a partir deste mês todos os planos de saúde locais para levar esta idéia: Outubro é o mês dos médicos. Outubro é mês de reajuste de honorários. Congelamento nunca mais! 
 

Sérgio dos Passos Ramos

Diretor de Defesa Profissional 

 
 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016