História

Diretoria

Jornal do Médico

Guia Médico

Serviços

Defesa Profissional

Cultural

Social e Esportes

Científico

Expediente

Home

Agenda

 

 

Artigo

O H que atrapalHa

Um bom professor, seja de que matéria for, tem de dominar até a letra H se lecionar até a letra D.

Murcho Desidério

     A letra H é um problema da língua portuguesa. Palavras como Honra, Heroísmo, Homem, não ficam bem sem o H. Outras, Hipocrisia, por exemplo, usam o H para lhes dar solenidade apesar que não deveriam existir nem com nem sem o H. Outras exigem o H maiúsculo, Homem por exemplo existem os com H maiúsculo e os com h minúsculo. Não sabemos se os critérios são biológicos, urológicos ou filosóficos, mas a verdade é que homem nenhum quer deixar de ter o H e, com certeza, deve ser maiúsculo.

     O H é consoante ou vogal? Não se sabe. Se fosse consoante deveria ter um som que mudasse a fonética quando junto com uma vogal. Mas não existe diferença entre o H o e não H. Humanidade tem o mesmo som que “umanidade”.

     De qualquer maneira o H atrapalha, aliás, em atrapalha, se não fosse o H seria “atrapala” e aí todos ficaríamos devidamente “atrapalados”, pois atrapalhados deveríamos estar.

     Na verdade o tal do H atrapalha os médicos numa tal de cbHpm ou CBHPM.

     Tabela por tabela, todas seriam iguais. Mas a proposta da CBHPM é diferente, pois reside exatamente no tal do H, que no nosso caso significa Hierarquizado(a). Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.

     Que coisa diferente é esta tal de hierarquia?

     A Associação Médica Brasileira definiu quanto vale cada procedimento comparado com todos os outros procedimentos e os colocou em ordem de hierarquia.

     Daí minha afirmação em artigo anterior que nenhuma operadora adotou a CBHPM. Não adianta pagar 42,00 reais a consulta se o CH da cirurgia, do parto, e dos outros procedimentos também não for 42,00!!!

     O que as operadoras estão fazendo? Mais uma vez nos enganando dizendo eu pago CBHPM na consulta... Então não é CBHPM, pois o H faz parte da tabela e não existe a hierarquia dos procedimentos médicos.

     Pior, a última, é que as operadoras estão deixando de pagar horário noturno e acomodação em apartamento nos planos de enfermaria. Tudo em nome da ética e de tabelas que inventam.

     Menos gente. Somos médicos, Homens e mulHeres, todos temos o H no nome.

     Não somos bobos, aliás, bobo não tem H mesmo. Nem estas tabelinhas que estão sendo oferecidas pelas operadoras de São José dos Campos ou mesmo de fora.

Dr. Sérgio dos Passos Ramos

Diretor de Defesa Profissional

APM Regional SJCampos 

 
 
    Associação Paulista de Medicina - São José dos Campos
Avenida São José, 1187 - Cep:12209-621 - São José dos Campos - SP - Tel 12 3922-1079
 

© 2007 - 2016 APM São José dos Campos, atualizado em 04-fevereiro-2016