Notícias

Home » Notícias » Destaques » Uma breve abordagem sobre vacinas

15/07/2021

Uma breve abordagem sobre vacinas

A vacina é uma fração de substância, introduzida no organismo humano ou de outro animal, para criar imunidade e contribuir para erradicar uma doença.

A primeira vacina que se tem conhecimento foi descoberta pelo Dr. Edward Jenner, na Inglaterra, no século XVIII, contra a varíola. Ele observou que ordenhadores de leite das vacas não contraíam a doença, uma vez que a varíola animal já os havia imunizado. A palavra vacina deriva do latim “vacinus”, cujo significado é “derivado de vaca”.

Com a contribuição de pesquisas científicas, as vacinas se tornaram eficazes e seguras. Os calendários vacinais nacionais são elaborados de acordo com informações epidemiológicas e frequências com que ocorrem as epidemias. São preconizados pelo Comitê Técnico do Ministério da Saúde e de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Periodicamente, são avaliados os dados observados, para que seja elaborado o calendário vacinal que melhor se adequará ao país ou região.

As orientações, indicações e demais observações devem ser feitas por profissionais de saúde, seja ela pública ou em consultórios privados. E estes devem estar devidamente treinados de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Vacinas são consideradas um dos grandes avanços da medicina, contribuindo para melhor qualidade de vida e longevidade. Foram um grande auxílio para a melhora da saúde mundial, com a erradicação da varíola e da poliomielite, e de outras pandemias que ocorreram, ao longo dos séculos, causando muitas mortes e incapacitações em todos os continentes.

O processo de imunização se inicia já na primeira hora de vida, através do aleitamento materno. Deve ser estimulado e apoiado, por seu alto poder imunológico e nutricional.

A mãe deve ser orientada, acompanhada e vacinada, obedecendo o calendário vacinal da gestante, ou mesmo no puerpério, quando indevidamente vacinada.

As vacinas são seguras e nenhuma vacina é contraindicada.

É recomendado que as vacinas que contenham vírus vivos, mesmo inativados, sejam tomadas concomitante, ou com distanciamento de um mês.

Contraindicações ao uso de vacinas é quando há um antecedente positivo de reação anafilática.

Outras particularidades, como transplantes, imunodeficiências, portadores de neoplasias malignas e outros deverão receber a atenção e orientação adequadas a cada caso.

As vacinas brasileiras são de boa qualidade, e o serviço público, em grande parte do Brasil, tem excelentes serviços acessíveis ao público.

Margarida Fernandes Alves Isaac

Conselheira Fiscal

APM SJCampos

Confira todas