Notícias

Home » Notícias » Destaques » Covid-19: Quem cuida da saúde dos médicos?

15/07/2021

Covid-19: Quem cuida da saúde dos médicos?

Essa pergunta pode até parecer incoerente, uma vez que a figura médica, com certa frequência, é vista como impedida de apresentar sinais que indiquem uma possível fragilidade em sua saúde. Mas não podemos nos esquecer que a pandemia da Covid-19 e outras doenças não escolhem suas vítimas. Todos nós podemos ser atingidos nos mais variados graus de acometimento da doença.

Atualmente, uma nova lógica de mercado invadiu o sistema de saúde, com administradores totalmente alheios à nossa profissão, trazendo palavras de ordem a nós, médicos, com as quais não estávamos acostumados, como “racionalização de mão de obra, produtividade, economia de escala, lucratividade, capital de risco, fusões, incorporações etc…”. Isso tem levado a um convívio diário ainda mais intenso com a ansiedade, tensão permanente, a pressão para se tomar decisões muito rápidas, que podem significar a vida ou a morte dos pacientes, o que tem deixado os profissionais de saúde exaustos. Não se pode jamais esquecer que somos seres humanos cuidando de outros seres humanos. Cuidamos de nossos pacientes e suas famílias, com a missão de levarmos conforto a eles, mas não podemos deixar de nos permitir os cuidados com o nosso equilíbrio interior.

Acredito que uma boa parte de nós, médicos, enquanto é possível, disfarçamos os sintomas, medos e angústias de nosso cotidiano. Essa ansiedade, traduzida pelo medo do contágio, de nos contaminarmos, ou contaminarmos os familiares. Além disso, e o mais importante, o sentimento de impotência diante do risco permanente de morte, nos leva a protelar por muitas vezes ajuda médica, só procurando-a quando a situação já é crítica. Não é incomum que alguns de nós negligenciem a própria saúde e, por vezes, conhecendo o seu diagnóstico, entrem em negação de sua doença, com medo do que vão ouvir de outro colega.

De acordo com levantamentos feitos, de março de 2020 até fevereiro deste ano, morreram 25,9% mais profissionais de saúde do que durante todo o ano de 2019, com causas de morte diretamente relacionadas com a pandemia.

A maior parte ocorreu por complicações da Covid-19 ou por doenças relacionadas ao estresse, como AVCs, IAMs, depressões, suicídio etc.. Muitas vezes, como já comentei, rotinas de trabalho exaustivas e a falta de acesso a EPIs contribuem com essa triste estatística que temos observado.

Nossa APM tem procurado, através do associativismo médico, oferecer um instrumento para que os médicos passem a ter maior expressão social, econômica e política. Dessa maneira, não somente o médico é amparado, como também a população é orientada quanto aos problemas de assistência médica, preservação e recuperação da saúde. Divulgamos diariamente à sociedade, em nossos meios de comunicação e mídias sociais, medidas de prevenção ao coronavírus, sem deixar de lado as campanhas de conscientização, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras.

Essa crise extraordinária que vivemos só pode ser ultrapassada com a solidariedade e união de todos, sem exceção. Desdenhar da importância de se usar máscaras, debochar do isolamento social, ridicularizar as vacinas são atitudes que se apresentam como gestos de desrespeito com quem está arriscando a sua vida para salvar a dos outros. Todos nós, médicos, e principalmente aqueles colegas que trabalham no “front da guerra” contra a Covid-19, não escapam dos altos e baixos, dos dias de angústia, dor e (des)esperança, e o receio de carregarem o vírus consigo e o transmitirem para sua família, para seus entes mais queridos. Portanto, vamos nos cuidar e não ter vergonha de pedir o auxílio de um colega médico, algo que talvez não seja confortável, mas neste momento de pandemia se faz muito necessário.

A APM de São José dos Campos estará sempre ao lado dos médicos e também não vê a hora que essa pandemia passe para que possamos voltar a nos encontrar presencialmente.

Enquanto isso, CUIDEM-SE!!!

Othon Mercadante Becker

Presidente

APM SJCampos

Confira todas