Notícias

Home » Notícias » Destaques » Tributo ao Dr. Ricardo de Carvalho Ribeiro

27/09/2020

Tributo ao Dr. Ricardo de Carvalho Ribeiro

Dr. Ricardo de Carvalho Ribeiro, médico psiquiatra graduado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e faleceu no dia 22 de setembro de 2020 em decorrência de problemas cardiovasculares. 

Ele foi um leitor voraz de obras da literatura portuguesa e brasileira e conhecedor da obra completa de Friedrich Nietzsche e outros filósofos. Foi também profundo conhecedor da música clássica e de seus gênios musicais, especialmente de Wagner. Apreciava também a MPB e gostava de cantar acompanhado por amigos violonistas.

         Abraçou a Psicanálise como uma ferramenta de compreensão do ser humano e desenvolveu profundo interesse e amor por seus pacientes, tratando com sucesso muitos portadores de enfermidades mentais nos CAPS e consultórios onde atuou em São José dos Campos, Caçapava e Taubaté. 

Durante os últimos sete anos trabalhou na DRS XVII de Taubaté, na Farmácia de Alto Custo, onde conquistou a amizade e a admiração dos colegas de trabalho. 

Ser humano dotado de uma espontaneidade e personalidade cativantes, Ricardo deixou um exemplo de profissional de saúde comprometido com seus pacientes, amigos, colegas de trabalho e familiares, pois sempre acreditou que as pessoas podem extrair o melhor de si mesmas, até em momentos de crises e de dificuldades emocionais. 

Ricardo acreditava que o SUS, Sistema Único de Saúde, é uma alternativa de atendimento que se mostra extremamente útil aos pacientes, especialmente, na área de Saúde Mental, onde ele atuou durante toda a sua carreira médica.

Desejo registrar minha admiração e gratidão por ter tido o privilégio de conviver com o Ricardo durante muitos anos. Ele foi um grande amigo e mestre.

Pedro José Chiavegato da Silva – CREMESP 31.979

Médico da Diretoria da APM de Taubaté – SP

Confira todas