Notícias

Home » Notícias » Destaques » Novo presidente da Unimed SJC: foco em remuneração, trabalho e segurança

09/04/2019

Novo presidente da Unimed SJC: foco em remuneração, trabalho e segurança

O médico Fabio Baptista, eleito presidente da Unimed São José dos Campos

Eleito no dia 21 de março, em um dos processos mais disputados da história da Unimed São José dos Campos, o novo diretor presidente da Cooperativa, Fabio Baptista, pretende ancorar sua gestão no tripé “remuneração médica, trabalho e segurança”. Em duas semanas de gestão, anunciou a mudança nas regras para preenchimento de vagas nos hospitais da Cooperativa, que agora passa a ser efetuado por meio de processo seletivo interno. Leia os principais trechos da entrevista à APM São José dos Campos:

De forma sucinta, quais são seus planos para a Cooperativa?

Em três palavras: remuneração médica, trabalho e segurança.

Falando em segurança, a Unimed São José dos Campos é segura para os cooperados e beneficiários?

Fechamos 2018 com R$ 19 milhões de resultado líquido. Estamos 30% acima da Margem de Solvência estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que indica a capacidade que a operadora de saúde ou seguradora tem para honrar todos os compromissos financeiros assumidos. Mantemos três hospitais próprios, três unidades de Pronto Atendimento, sete laboratórios e três centros de especialidades médicas. Isso significa oferta de trabalho. No Radar da Unimed do Brasil, que mede o desempenho de todas as singulares, a Unimed São José dos Campos aparece em franco crescimento em relação ao exercício anterior, com seus ativos garantidores todos constituídos. Nossa singular mantém a pontuação máxima há mais de um ano. Então, a resposta à sua pergunta é sim, a Unimed São José dos Campos é segura para os cooperados e para os beneficiários.

Uma das reclamações dos médicos cooperados é a de que, na Unimed, a burocracia para atender o paciente é maior do que a dos demais planos de saúde. É possível melhorar?

Grande parte da burocracia que enfrentamos está vinculada a desenvolvimento tecnológico. Isso vai melhorar. Por exemplo, vamos implementar efetivamente o projeto do prontuário eletrônico. Essa tecnologia permite que o médico solicite e autorize grande parte dos procedimentos sem necessidade do beneficiário se deslocar do consultório. Alguns cooperados já estão participando dessa fase piloto e agora vamos expandir. É lógico que essa mudança depende de vários fatores, dentre eles o treinamento dos cooperados, a aquisição de equipamentos, uma certa estrutura. Um dos motivos pelos quais ainda não colocamos em operação é, justamente, por não termos ouvido amplamente os cooperados sobre suas dificuldades. Com esse e outros avanços tecnológicos pretendemos reduzir a burocracia atual.

Médicos recém-formados têm tido dificuldades financeiras para montar seu consultório particular. A Unimed pode ajudar nesse sentido?

A Unimed pode ajudar não só os recém-formados como também os médicos com muitos anos de profissão. Com o passar dos anos, esse profissional mais experiente tende a diminuir a carga de trabalho e, consequentemente, a sua renda diminui, inviabilizando a manutenção de seu consultório. Nos nossos centros de especialidade tanto os médicos jovens como aqueles com 30 ou mais anos de Cooperativa estão saindo de seus consultórios para atender dentro da Unimed. Ampliamos o nosso centro de especialidades na Av. Deputado Benedito Matarazzo e oferecemos aos cooperados uma estrutura moderna, onde ele pode ter a mesma remuneração que receberia da Cooperativa atuando no seu consultório. Ele não tem custo nenhum, afinal, o patrimônio é dele. E se houver mais demanda? Abriremos outras unidades.

Em um mercado de planos de saúde cada vez mais dominado por grandes grupos econômicos, qual a chance de as cooperativas médicas sobreviverem?

Na nossa mente, o caminho é um só: expandir e crescer. Não é só sobreviver. Temos tudo para isso. O Sistema Unimed congrega 345 cooperativas, 115 mil médicos, 18 milhões de clientes, 2.500 hospitais credenciados e mais de 100 hospitais próprios. Há 26 anos somos marca Top of Mind e há 17 anos consecutivos, a marca de plano de saúde em que a população mais confia. Cerca de ¼ dos médicos do país são cooperados Unimed. Com esses números, não se pode falar apenas em sobreviver. A palavra é crescer.

Que experiência o sr. leva, como diretor científico da APM SJCampos, para a presidência da Unimed SJCampos?

Fortalecer o médico no ambiente científico é uma das formas de representar os interesses da classe médica, tanto em seu meio quanto perante a sociedade. Portanto, como diretor científico da APM SJCampos, pude vivenciar na prática essa realidade, que nada mais é do que uma das missões da Associação e da Unimed. Se colocarmos os valores das duas instituições lado a lado, vamos encontrar várias coincidências, principalmente no âmbito da transparência e da ética.

 

Conheça o novo presidente

Fabio Roberto da Silva Baptista é médico formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (1990), especialista em Cardiologia e Medicina Esportiva. Tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 5 de novembro de 2003 e atua como Diretor de Assistência e Promoção à Saúde da Cooperativa desde 2015. É diretor científico da APM SJCampos.

 

Confira todas