Notícias

Home » Notícias » Destaques » Médico sabe fazer conta?

17/03/2019

Médico sabe fazer conta?

Há muito tempo ouvimos falar que médico não sabe fazer contas, então confira as contas que fizemos para estimar o custo médio de uma consulta em São José dos Campos (muda conforme a cidade).

Algumas considerações:

  • Colocamos 240 consultas/mês. Sabemos que a OMS recomenda 3 consultas/hora, mas seria difícil atender 360 consultas/mês (fora retornos) até os 5 ou 10 anos de consultório.
  • Se os senhores fizerem as suas contas baseadas na planilha abaixo (baixe o arquivo PDF), irão concluir que é melhor trabalhar em ambulatório (despesas bem reduzidas) ou dar plantões. Vide o que acontece com os pediatras mais novos que raramente fazem puericultura…
  • Se os senhores fazem plantão (ou por qualquer motivo como emenda de feriado) e não comparecem ao consultório em algum dia da semana, a despesa será a mesma.
  • Se o aluguel for somente de alguns horários de consultórios, faça a conta por hora.
  • Observe que alguns planos de saúde pagam menos que o corte do valor, então não tenha preguiça de fazer a sua planilha para não tomar prejuízo …
  • Se o seu regime de impostos é PJ, calcule como 17,5% seus gastos com impostos incluindo contador.

Os cálculos da planilha se referem a consultas de consultório de um clínico ou pediatra geral, mas um cirurgião ou gineco obstetra pode alegar que a consulta gera procedimentos. Então eu peço que comparem quantas consultas daria para atender no tempo gasto de uma apendicectomia ou uma cesariana, contando tempo de deslocamento, de espera de vaga no CC ou CO, anestesia, prescrição e visitas incluídas até a alta (com os devidos deslocamentos).

Então veremos que pouquíssimas especialidades “compensam” os procedimentos gerados.

O que fazer se os melhores convênios estão recusando o ingresso de novos médicos?

– Se atender consulta barata, vem prejuízo. Compensa?

– Observe a tabela “Quanto vale o seu trabalho, Doutor”, que volta ser publicada no Jornal do Médico

– Procure plantões ou ambulatórios

– Negocie com os convênios, você sozinho não é nada, mas associado tem mais força, seja sócio da APM, você não faz ideia do que a APM faz por você

– Faça concorrência aos convênios, cobre barato sua consulta particular. Vejo médicos cobrarem 400 reais a consulta e aceitarem convênios que pagam 50, tem sentido?

– A diretoria da APM São José dos Campos deu até ideia de formarmos grupos do tipo “doutor consulta” para abrirmos concorrência…

MEXA-SE, porque vêm coisas piores.

Israel Diamante Leiderman

Diretor de Defesa Profissional

APM SJCampos

Baixe a planilha de custos do consultório

Confira todas