Notícias

Home » Notícias » Destaques » Santa Casa comemora 1000 cirurgias bariátricas – APM presente

22/06/2018

Santa Casa comemora 1000 cirurgias bariátricas – APM presente

Na noite de 11 de junho, a Santa Casa de São José dos Campos promoveu um evento em comemoração à marca de 1000 cirurgias bariátricas realizadas pela entidade. Os procedimentos tiveram início em 2010 e são feitos em pacientes exclusivamente atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A APM São José dos Campos esteve representada pelo seu presidente, David Alves de Souza Lima, o vice-presidente, Othon Mercadante Becker, e a diretora social Renata Calado de Souza Lima.

Com apresentações do médico coordenador do centro cirúrgico, Artur Chagas Vilela dos Reis, do médico Lazaro Vilela e da coordenadora do serviço de bariátrica, a nutricionista Layla Coutinho, a Santa Casa apresentou o histórico e dados do Programa que só em 2017 operou 229 pacientes.

O provedor da entidade, Ivã Molina, em seu discurso de abertura, enfatizou a importância da comemoração desse marco. “Podemos afirmar que melhoramos a qualidade de vida de mais de mil pessoas, na verdade, são mil famílias, que também sofriam em ver seus familiares em situação de dificuldade e tristeza. Essas pessoas acreditaram no nosso trabalho e a equipe correspondeu com ética, comprometimento, total dedicação, envolvimento e humanismo no acolhimento desses pacientes. Temos muito orgulho do resultado apresentado hoje e estamos prontos para aumentar o volume de cirurgias”.

A equipe da entidade é formada por cirurgiões do aparelho digestivo, cirurgião plástico, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas. Os pacientes atendidos chegam a instituição via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS, órgão da Secretaria de Saúde responsável pela organização de agendamento de procedimentos e apoio logístico em casos de urgência.

Após a realização da cirurgia, o paciente mantém acompanhamento com a equipe multidisciplinar por 18 meses, sendo encaminhado para a avaliação da cirurgia plástica.

 

Confira todas