Notícias

Home » Notícias » Destaques » Hospital Pio XII recebe medalha “Honra ao Mérito da Saúde”

21/04/2018

Hospital Pio XII recebe medalha “Honra ao Mérito da Saúde”

Da esq. para a direita, Dra. Regina, Dr. Elton, Dr. Fernando Callera, Dr. Othon Mercadante Becker, Adriano Andrade e Dr. David Alves de Souza Lima

Em solenidade realizada no plenário da Câmara, nesta sexta (20/4), o Hospital Pio XII recebeu a Medalha “Honra ao Mérito da Saúde” em reconhecimento aos serviços prestados à coletividade de São José dos Campos, em especial pela Unidade de Transplante de Medula Óssea. A APM São José dos Campos esteve representada pelo seu presidente, David Alves de Souza Lima, e vice-presidente, Othon Mercadante Becker.

Pioneiro no Vale e referência em transplante de medula óssea para 39 cidades do estado, o hospital, administrado pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, oferece atendimento gratuito pelo SUS. Desde o credenciamento pelo Ministério da Saúde em 2004 foram realizados mais de 350 transplantes autólogos, utilizando células tronco do próprio paciente.

A iniciativa da homenagem é do vereador Dr. Elton (MDB), autor do projeto de decreto legislativo 4/2018. “A história do Hospital Pio XII se funde à da cidade e é inegável sua importância em oncologia e transplante de medula óssea, sempre na vanguarda da medicina desde o início, há 75 anos”.

O diretor da Unidade de Transplante de Medula Óssea, Fernando Callera disse que é um trabalho gratificante e contínuo “a gente conseguiu com muito esforço implantar esse serviço em 2004 com o credenciamento junto ao Ministério da Saúde e um comitê avalia a continuidade da autorização a cada dois anos”. E agradeceu a colaboração da equipe multidisciplinar. Ele alertou ainda que entre as dificuldades enfrentadas está a falta de medicamentos que não são produzidos pela indústria.

A madre superiora Sandra Notoline do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada afirmou que “o Pio XII é um braço de uma congregação com quatro mil missionárias espalhadas por quatro países e motivadas por um ideal. E são as pessoas, com valores éticos, que constroem o hospital como ele é, acolhedor dos pacientes” E recordou que no começo as religiosas cuidavam de doentes com tuberculose”.

O diretor administrativo do Hospital Pio XII Dan Yuri dos Santos Cabreira lembrou que o serviço reflete a coragem da equipe que batalhou por investimentos e pela certificação que exigiu mais de um ano de preparação e padronização envolvendo diversos setores como ambulatório, farmácia e cirurgia “Temos capacidade de realizar de seis a oito transplantes por mês. Em 2017 foram feitos em média três transplantes por mês, então temos capacidade de realizar mais”. Ele explicou que, por ser um processo de alta complexidade, exige que o paciente esteja apto e seja preparado com antecedência.

Adriano Andrade, avaliador da instituição acreditadora IQG (Instituto Qualisa de Gestão), parabenizou o Pio XII por ser um dos primeiros serviços do Brasil a entrar no processo de acreditação, “uma metodologia de qualidade aplicada ao trabalho de salvar vidas. Hoje temos 663 instituições acreditadas no Brasil e São José faz parte”.

Dois pacientes, Cristiane Zanin Bispado Garcia, atendida pela unidade há um ano com um linfoma raro, e o médico Gelson Carlos Port Filho, transplantado há oito meses, agradeceram a todos os profissionais pelo acolhimento e excelência do tratamento. Jair Ramos Duarte, também paciente, lembrou como a médica Alexandra Callera o ajudou a enfrentar o período de internação.

Representantes de setores envolvidos do Centro de Hematologia do Vale também foram homenageados. Em 2017, o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Pio XII em parceria com o Centro de Hematologia do Vale obteve o certificado de acreditação plena (atendimento quimioterápico ambulatorial e hospitalar, laboratório de criobiologia e transplantes de medula óssea) conforme as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o credenciamento pelo Ministério da Saúde para a realização pioneira no Vale do Paraíba dos transplantes alogênicos aparentados de medula óssea. No transplante alogênico as células provêm de um doador compatível.

Fonte: Câmara Municipal de SJCampos

Confira todas